GUITARRINHO DE COIMBRA (3) Aprendiz de Luthier
GUITARRINHO DE
COIMBRA (3)
Aprendiz de Luthier
O Tampo
Escolhemos duas placas de abeto, tendo em conta várias características como os xilemas justos e a sua textura.
Com uma “pesada” plaina alinhámos as arestas de modo a ficarem encostarem e unirem de uma forma perfeita.
Seguidamente foram
coladas e prensadas através de grampos, exercendo força continua durante o
tempo de secagem da cola branca.
O tampo vai desempenhar um papel fundamental na
ressonância, no timbre e na projeção sonora do nosso instrumento. Daí que o
abeto é frequentemente escolhido como a madeira preferida para o tampo dos cordofones devido às suas características acústicas e
físicas.
Após o tempo de
secagem do tampo, foi riscada a forma do corpo do guitarrinho utilizando-se um molde.
Em seguida a placa
de madeira foi cortada na serra de fita elétrica, daí resultando o tampo
já com a forma do corpo definido.
Depois limpou-se a
madeira de forma não se notar a zona de colagem das duas placas e
acertou-se a sua espessura numa máquina calibradora.
O tampo representa um importante desafio na
construção do guitarrinho, pois a rigidez e a leveza do abeto são
características desejáveis para o nosso instrumento. A rigidez permite que o
tampo suporte a tensão das cordas sem deformar, mantendo a sua forma e estabilidade estrutural.
A leveza contribui para a capacidade do tampo de vibrar livremente e responder rapidamente aos estímulos das cordas, provocada numa resposta tonal ágil e dinâmica.
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