GUITARRINHO DE COIMBRA (3) Aprendiz de Luthier

 

GUITARRINHO DE COIMBRA (3)

 Aprendiz de Luthier

O Tampo

Escolhemos duas placas de abeto, tendo em conta várias características como os xilemas justos e a sua textura.

Com uma “pesada” plaina alinhámos as arestas de modo a ficarem encostarem e unirem de uma forma perfeita.

Seguidamente foram coladas e prensadas através de grampos, exercendo força continua durante o tempo de secagem da cola branca.

O tampo vai desempenhar um papel fundamental na ressonância, no timbre e na projeção sonora do nosso instrumento. Daí que o abeto é frequentemente escolhido como a madeira preferida para o tampo dos cordofones devido às suas características acústicas e físicas.

Após o tempo de secagem do tampo, foi riscada a forma do corpo do guitarrinho utilizando-se um molde.

Em seguida a placa de madeira foi cortada na serra de fita elétrica, daí resultando o tampo já com a forma do corpo definido.



A principal função do tampo de abeto é transmitir e amplificar as vibrações das cordas, convertendo-as em som audível. A estrutura celular do abeto, com os seus anéis de crescimento distintos, permite que o tampo vibre de forma controlada e responsiva, produzindo um som rico em harmónicos e com boa projeção.


Depois limpou-se a madeira de forma não se notar a zona de colagem das duas placas e acertou-se a sua espessura numa máquina calibradora.

O tampo representa um importante desafio na construção do guitarrinho, pois a rigidez e a leveza do abeto são características desejáveis para o nosso instrumento. A rigidez permite que o tampo suporte a tensão das cordas sem deformar, mantendo a sua forma e estabilidade estrutural.


A leveza contribui para a capacidade do tampo de vibrar livremente e responder rapidamente aos estímulos das cordas, provocada numa resposta tonal ágil e dinâmica.

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