GUITARRINHO DE COIMBRA (4) Aprendiz de Luthier

 GUITARRINHO DE COIMBRA (4)

 Aprendiz de Luthier

A Roseta I 

A parte circular decorativa localizada ao redor do orifício sonoro de uma guitarra (ou guitarrinho) é comumente chamada de "roseta" ou "rosácea".

A designação correta pode depender do contexto e da região geográfica, mas ambas as formas, "roseta" e "rosácea", são utilizadas para se referir à decoração circular na boca da guitarra. 

O termo rosácea é usado no âmbito da arquitetura para dar nome às janelas com forma circular que evidenciam ornamentações. Em alguns países lusófonos, como o Brasil, a rosácea é a denominação de um problema de pele. 

A escolha entre "roseta" e "rosácea" pode depender das preferências pessoais, tradições regionais ou até mesmo da linguagem utilizada por diferentes fabricantes ou músicos.

Ambos os termos são amplamente compreendidos no contexto de guitarras acústicas, e a diferença é mais uma questão de terminologia específica, pelo que decidimos usar o termo "roseta".

Assim, iniciamos a elaboração da roseta numa “chapa” de madeira de Pau Santo da Índia. Esta serve peça decorativa será colada no centro do tampo, ao redor da boca.





Na lixadora colocámos a nossa chapa a 3 mm de espessura.


A roseta de madeira tem um papel importante na aparência visual da guitarra, acrescentando um toque de beleza e detalhe artístico ao ‘design’ do instrumento. 

Assim, cortamos dois filetes de ácer normal branco e dois filetes de ácer tingido preto, com 33 mm x 4 mm, que vão ser colados e montados fazendo um padrão de contorno personalizado.



Para a incisão da roseta, utilizamos um compasso de corte circular, ajustado para as medidas 7 mm de diâmetro (3,50 mm de raio).

Este compasso foi fixo no centro previamente definido e fomos rodando com suavidade, aprofundando o corte com a extremidade que tem a lâmina, até conseguimos a abertura total. 



Fizemos um corte igual, ficando a roseta com 9 mm de espessura. Iniciámos a decoração colando os filetes que ajudam a tornar o nosso instrumento num guitarrinho único.

Tentámos assim que a roseta possa refletir uma estética tradicional referente ao guitarrinho, sendo importante ressaltar que esta não tem impacto direto na ressonância ou no seu desempenho sonoro.

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