GUITARRINHO DE COIMBRA (1) Aprendiz de Luthier

 GUITARRINHO DE COIMBRA (1)

 Aprendiz de Luthier


Regresso à Escola - Inicio do que poderá ser um “Guitarrinho de Coimbra”

(Associação Cultural Museu da Música de Coimbra)

 

"O guitarrinho (Coimbra)/bandurrinho foi um cordofone fabricado nas oficinas portuguesas, bastante utilizado em tunas rurais e urbanas e ranchos/tocatas populares entre o século XIX e o primeiro quartel do século XX.

Na década de 1960, quando a equipa liderada por Ernesto Veiga de Oliveira fez o primeiro grande mapeamento territorial, já estaria substancialmente caído em desuso, pois a sua referenciação é pouco palpável."

António M. Nunes, in NEGC - Núcleo de Estudos do Guitarrinho de Coimbra (https://www.musmuscbr.pt/p/negc.html)


Guitarrinho da Associação Cultural Museu da Música de Coimbra


A construção de um instrumento musical é um processo complexo e artesanal que envolve uma série de razões e objetivos. No nosso caso existem várias motivações para construir um guitarrinho, tanto do ponto de vista do luthier (construtor de instrumentos) quanto do “músico” que deseja ter um instrumento personalizado. 

Primeiramente, a construção de um guitarrinho permite criar um instrumento com características sonoras e estéticas específicas, pois já tivemos essa experiência na anterior construção de uma guitarra clássica que desenvolveu em nós um gosto especial pela arte da construção de instrumentos musicais. 

Este é um processo criativo e minucioso, envolvendo o trabalho manual cuidadoso, conhecimento técnico e atenção aos detalhes. A satisfação está em transformar materiais brutos num instrumento musical que se pretende ser de alta qualidade - construindo algo duradouro e com valor artístico. Deixamos algo que faz parte do nosso legado às gerações vindouras. 

Outra razão para se construir o guitarrinho é o desejo de ter mais um instrumento único e exclusivo. Construído à mão com as suas próprias características e peculiaridades, tornando-se uma peça única. Para músicos profissionais ou amadores dedicados, possuir uma guitarra (ou um guitarrinho) feita sob medida é uma maneira de expressar a sua individualidade e estilo musical. 

Por fim, a construção de um guitarrinho também é uma forma de aprendizado e desenvolvimento de habilidades adquiridas. Sendo um entusiasta da música e aspirante a luthier embarquei nesta jornada como um meio de aprofundar o conhecimento sobre os instrumentos musicais, explorar técnicas de construção e as suas habilidades aprimoradas como músicos. 

Em resumo, a construção deste guitarrinho tenta combinar aspetos de arte, criatividade, paixão, personalização e busca pela sonoridade desejada ao ver músicos brilhantes tocarem este instrumento. Esperamos que seja um processo que permite a criação de um instrumento musical único e representativo de uma fusão de habilidades, conhecimento e apreço pela música.

Comentários

Publicações anteriores

Palácio Sotto Mayor I

Crónicas de Cedas: A Jovialidade da Idade

1ª etapa Grande Rota do Ceira: Coimbra a Segade

Rota pelo Quilómetro Vertical I - KV I (subida de Alvoco da Serra à Torre)

Rota da Garganta de Loriga