GUITARRINHO DE COIMBRA (2) Aprendiz de Luthier
GUITARRINHO DE COIMBRA (2)
Aprendiz de Luthier
Cintas, barras harmónicas e travessas de fundo
Tendo já construído uma guitarra clássica, o nosso reajustamento na Associação Cultural Museu da Música de Coimbra foi iniciado com a readaptação às máquinas, nomeadamente a “serra de fita” e à “lixadora mecânica”.
Cortámos pequenas tiras
de madeira de abeto, com a espessura de 3,5 mm, a altura de 14 mm e o
comprimento de , para posteriormente construir as cintas (ou cerquilhas) do
guitarrinho
As cintas de madeira têm uma função estrutural importante, aumentando a sua rigidez e resistência, pois ajudam a distribuir de
forma uniforme a energia das vibrações por todo o corpo do guitarrinho,
evitando a deformação ou colapso da estrutura.
Elas também
são um fator importante para a ressonância e para a qualidade do som produzido.
Posteriormente efetuámos o corte de quatro barras harmónicas, que
serão fixas no tampo do guitarrinho, com as seguintes
medidas (espessura x altura / comprimento:
- 7 mm x 13 mm / 140 mm
- 6 mm x 13 mm / 220 mm
- 7 mm x 14 mm / 220 mm
- 5 mm x 9 mm / 200 mm.
As funções das barras harmónicas fazem parte do sistema de reforço estrutural
do tampo e desempenham um papel fundamental na ressonância e projeção do som.
Serão coladas
na parte interna do tampo ajudando a distribuir de maneira controlada as
vibrações produzidas pelas cordas por toda a superfície, evitando que ele se
deforme ou rache sob a tensão das cordas.
Também cortámos e colocamos à medida duas travessas de fundo com as seguintes medidas (espessura x altura / comprimento):
- 7 mm x 15 mm / 170 mm
- 7 mm x 15 mm / 230 mm
As
travessas têm uma função estrutural importante, semelhante às
barras harmónicas no tampo e são colocadas no interior
do fundo do guitarrinho. São projetadas para fortalecer a
estrutura do instrumento e colocadas estrategicamente para fornecer o suporte
necessário sem prejudicar a resposta tonal desejada.
O Abeto é o nome popular das diversas espécies do género Abies — árvores coníferas da família das Pináceas.
É uma madeira
amplamente utilizada na construção de cordofones, como violões, violinos e
violas. Essa madeira é altamente valorizada devido às suas características
acústicas e físicas que criaram para a qualidade sonora e o desempenho dos
instrumentos.
Uma das
principais razões para o uso do abeto é a sua capacidade de produzir um som
rico, equilibrado e ressonante. O abeto é conhecido por sua alta relação entre
rigidez e densidade, o que significa ser relativamente leve, mas, ao mesmo
tempo, possui uma ótima capacidade de transmitir e amplificar as vibrações
sonoras. Isso resulta numa resposta tonal brilhante, com boa projeção
e sustentação.
Além disso, a
estrutura celular única do abeto, com os seus anéis de crescimento
distintos, contribui para a ressonância e a clareza do som. Esses anéis, quando
cortados e usados corretamente na construção do tampo dos instrumentos,
fornecem uma resposta tonal equilibrada, com uma combinação de agudos claros e
brilhantes, médios bem definidos e graves incorporados.
Outra vantagem
do abeto é sua estabilidade dimensional. Ele é menos suscetível a variação de
temperatura e humidade em comparação com outras madeiras. Isso é importante,
pois a estabilidade do instrumento afeta diretamente a sua capacidade
de manter a afinação e a resposta sonora consistente em diferentes ambientes.
A aparência
estética do abeto também é valorizada. A sua cor clara e textura
visivelmente distintas são apreciadas por muitos luthiers e músicos.
Seguinte: GUITARRINHO DE COIMBRA (3)
Comentários
Enviar um comentário