GUITARRINHO DE COIMBRA (2) Aprendiz de Luthier

 GUITARRINHO DE COIMBRA (2)

Aprendiz de Luthier

Cintas, barras harmónicas e travessas de fundo


Tendo já construído uma guitarra clássica, o nosso reajustamento na Associação Cultural Museu da Música de Coimbra foi iniciado com a readaptação às máquinas, nomeadamente a “serra de fita” e à “lixadora mecânica”.


Cortámos pequenas tiras de madeira de abeto, com a espessura de 3,5 mm, a altura de 14 mm e o comprimento de , para posteriormente construir as cintas (ou cerquilhas) do guitarrinho

As cintas de madeira têm uma função estrutural importante, aumentando a sua rigidez e resistência, pois ajudam a distribuir de forma uniforme a energia das vibrações por todo o corpo do guitarrinho, evitando a deformação ou colapso da estrutura.

Elas também são um fator importante para a ressonância e para a qualidade do som produzido.



Posteriormente efetuámos o corte de quatro barras harmónicas, que serão fixas no tampo do guitarrinho, com as seguintes medidas (espessura x altura / comprimento:

  • 7 mm x 13 mm / 140 mm
  • 6 mm x 13 mm / 220 mm
  • 7 mm x 14 mm / 220 mm
  • 5 mm x 9 mm / 200 mm.


As funções das barras harmónicas fazem parte do sistema de reforço estrutural do tampo e desempenham um papel fundamental na ressonância e projeção do som.

Serão coladas na parte interna do tampo ajudando a distribuir de maneira controlada as vibrações produzidas pelas cordas por toda a superfície, evitando que ele se deforme ou rache sob a tensão das cordas.





Também cortámos e colocamos à medida duas travessas de fundo com as seguintes medidas (espessura x altura / comprimento):

  • 7 mm x 15 mm / 170 mm
  • 7 mm x 15 mm / 230 mm

As travessas têm uma função estrutural importante, semelhante às barras harmónicas no tampo e são colocadas no interior do fundo do guitarrinho. São projetadas para fortalecer a estrutura do instrumento e colocadas estrategicamente para fornecer o suporte necessário sem prejudicar a resposta tonal desejada.

 

O Abeto é o nome popular das diversas espécies do género Abies — árvores coníferas da família das Pináceas.

É uma madeira amplamente utilizada na construção de cordofones, como violões, violinos e violas. Essa madeira é altamente valorizada devido às suas características acústicas e físicas que criaram para a qualidade sonora e o desempenho dos instrumentos.

Uma das principais razões para o uso do abeto é a sua capacidade de produzir um som rico, equilibrado e ressonante. O abeto é conhecido por sua alta relação entre rigidez e densidade, o que significa ser relativamente leve, mas, ao mesmo tempo, possui uma ótima capacidade de transmitir e amplificar as vibrações sonoras. Isso resulta numa resposta tonal brilhante, com boa projeção e sustentação.





Além disso, a estrutura celular única do abeto, com os seus anéis de crescimento distintos, contribui para a ressonância e a clareza do som. Esses anéis, quando cortados e usados corretamente na construção do tampo dos instrumentos, fornecem uma resposta tonal equilibrada, com uma combinação de agudos claros e brilhantes, médios bem definidos e graves incorporados.

Outra vantagem do abeto é sua estabilidade dimensional. Ele é menos suscetível a variação de temperatura e humidade em comparação com outras madeiras. Isso é importante, pois a estabilidade do instrumento afeta diretamente a sua capacidade de manter a afinação e a resposta sonora consistente em diferentes ambientes.

A aparência estética do abeto também é valorizada. A sua cor clara e textura visivelmente distintas são apreciadas por muitos luthiers e músicos.

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