Aldeias do Xisto – Aigra Velha


Aigra Velha: uma aldeia de topo
 Aqui tudo é simples, feito segundo o padrão da natureza que nos envolve.
Aigra Velha é a Aldeia do Xisto que se encontra a maior altitude (770m).  Próxima dos cumes da Serra da Lousã, a 3 quilómetros do Trevim, é um pequeno aglomerado, mas de largos horizontes.
 

A envolvente paisagística da aldeia faz toda a diferença.A origem do povoado remonta ao séc. XVI, mas atualmente a aldeia está quase despovoada.

A maior parte das casas são térreas com portas de madeira e algumas guardavam animais.
 

Implantada numa cumeada da serra, Aigra Velha é circundada por alguns terrenos agrícolas e uma vasta área de pastoreio. Se, por um lado, avista a Serra da Estrela, a este dá para os colossais Penedos de Góis.
 
O conjunto das construções organizaram-se num arranjo defensivo contra as intempéries meteorológicas, os intrusos e animais selvagens como os lobos, permitindo comunicação e circulação entre os diferentes espaços, mas mantendo a privacidade de cada família.

Estas paredes de xisto, rodeadas de pastagens verdes, é das mais enigmáticas e interessantes entre as várias aldeias.
 

Aqui poderá ouvir as histórias antigas de caravanas de comerciantes que vagueavam pela serra e paravam para pernoitar. À noite havia lobos, o que levou os habitantes a cortar a única rua da aldeia e a fazer ligações internas entre as casas.  

Comentários

Publicações anteriores

Palácio Sotto Mayor I

Crónicas de Cedas: A Jovialidade da Idade

1ª etapa Grande Rota do Ceira: Coimbra a Segade

Rota pelo Quilómetro Vertical I - KV I (subida de Alvoco da Serra à Torre)

Rota da Garganta de Loriga