Passadiço da Ribeira das Quelhas


Passadiço da Ribeira das Quelhas



A Ribeira das Quelhas nasce na Nascente dos Seixinhos, numa das vertentes da Serra da Lousã conhecida por Santo António da Neve. A partir da sua nascente, todo o percurso desta ribeira é feito por entre quelhas rochosas e penhascos de xisto, resultado em bonitas quedas de água.

Local de difícil acesso, de pastoreio, da prática de Caminhadas e de Canyoning, também outrora foi de refúgio às invasões francesas. Estamos, assim, perante uma verdadeira maravilha da Serra da Lousã.




Iniciamos o percurso junto da aldeia do Coentral Grande. 

Joaquim Ferreira (Coentral – História, Usos, Costumes e Tradições) refere-a como uma aldeia histórica, onde no século XVIII, o Rei e a Corte portuguesa em Lisboa, beneficiavam em pleno verão do conforto proporcionado pela neve que era recolhida pelos habitantes desta aldeia. Chamavam-lhes, Os Neveiros do Coentral. Já no século passado, eram os têxteis e toda a sua indústria que impulsionava esta terra de gente humilde, sendo que neste novo milénio e com o fim desta indústria têxtil, o Coentral tornou-se numa aldeia apática e condenada ao seu despovoamento, onde a única economia atual existente é a agricultura de subsistência.



A Ribeira das Quelhas e o seu Passadiço deverão ser, não apenas um destino turístico de massas desenvolvimento económico territorial como tantos outros, mas que promovam a sua própria conservação e das suas áreas envolventes.




Estes passadiços vão permitir ao visitante percorrer aproximadamente 1200 metros na margem direita da Ribeira das Quelhas, por entre fragas, refúgio de espécies protegidas, enquanto visita várias quedas de água e pequenas lagoas.


Os Passadiços ainda se encontram em construção, sendo que parte do acesso aos mesmos ainda está vedada. Pelo que parte do percurso foi efetuado por trilhos de veados e javalis, em modo de “trepada”, até chegarmos a um estradão.


Seguimos admirando a grandiosidade da paisagem vislumbrando o Alto de Trevim, que nos seus 1200 metros de altitude, é um local especial para todos os habitantes da região da Serra da Lousã.



Iniciamos a descida de regresso entre carvalhos, castanheiros, amieiros e salgueiros, entroncando no percurso pedestre que conduz o caminhante de Santo António da Neve ao Coentral.







Comentários

Publicações anteriores

Palácio Sotto Mayor I

Crónicas de Cedas: A Jovialidade da Idade

1ª etapa Grande Rota do Ceira: Coimbra a Segade

Trilho dos Moleiros e Rota dos Moinhos

Canhão do Vale dos Poios