Trilho dos Moleiros e Rota dos Moinhos

 

O Trilho dos Moleiros, é um percurso pedestre aberto pelo Montanha Clube da Lousã, que se desenvolve ao longo de antigas veredas e trilhos de pé posto, com melodiosas cascatas da Ribeira da Fórnea.

Iniciámos na localidade da Lousã e seguimos para o Louzanpark – Centro de Desportos de Aventura, onde tem início um dos percursos mais bonitos da região, bem sinalizado e com saídas de segurança.

Percorrê-lo permite recordar o trajeto diário dos moleiros que, por ele transportaram os cereais, indo sempre junto ao leito da Ribeira da Fórnea.


O moinho era um importante pilar da economia de subsistência, bem como centros de confluência e de convívio social. Os agricultores transportavam para o moinho em sacas os cereais, fruto do seu árduo trabalho.

Estes eram transportados no dorso de burros …. 

E o tempo que esperavam entre a moagem do cereal e a sua transformação em farinha era aproveitado pelos utilizadores dos moinhos para conviverem ou tratarem de outros futuros negócios.



Seguimos ao som das sonoras cascatas até á (Amazónia) abaixo do Terreiro das Bruxas.

É um percurso onde se podem ver as marcas, de um legado deixado pelos nossos antepassados, onde as “pedras” descrevem a história e contam as estórias de um passado recente, rodeado sempre por um grande património natural e paisagístico.


Continuámos sempre a subir, até à última parte que tem o final no Tanque do Cabril, junto à fonte Fria – um bom local para almoçar e retemperar forças.



Continuamos até ao Terreiro das Bruxas, um parque de merendas rodeado por um misto de árvores resinosas e folhosas. Continuámos em direção à aldeia de Chiqueiro  e ao miradouro das letras “Isto é LOUSÔ.


Passámos pela Aldeia de Xisto do Talasnal. 

Descobrir esta aldeia representa mergulhar no mundo mágico da Serra da Lousã e embrenhar-se numa vegetação luxuriante por onde espreitam veados, corços, javalis e muitas outras espécies


É uma das aldeias mais conhecidas, pela sua dimensão e disposição, mas também pelos muitos pormenores das recuperações das suas casas.


Regressámos pela Rota dos Moinhos que nos liga o centro da Lousã, passando pela zona do Castelo e Ermida da Sra da Piedade, onde nos cruzamos com outros percursos pedestres marcados, que percorrem as encostas da serra.



Aldeias de xisto, cascatas, levadas e todo um ecossistema único que nos enche a alma.


Trilho Wikiloc Aqui

Comentários

Publicações anteriores

Palácio Sotto Mayor I

Crónicas de Cedas: A Jovialidade da Idade

1ª etapa Grande Rota do Ceira: Coimbra a Segade

Rota pelo Quilómetro Vertical I - KV I (subida de Alvoco da Serra à Torre)

Rota da Garganta de Loriga