Palácio Sotto Mayor II


Joaquim Sotto Mayor, um grande apoiante das artes, reuniu no seu palácio uma notável coleção, que inclui obras de alguns dos melhores artistas da época, como António Ramalho, Dórdio Gomes, e Joaquim e António Carneiro Lopes. 

Entre as obras expostas, destaca-se o facto de algumas serem réplicas de peças icónicas do Museu do Louvre, em Paris.


O interior do palácio é uma celebração da arte de combinar metal, madeiras e estuques, criando uma atmosfera de riqueza e sofisticação.

As diversas salas oferecem aos visitantes visões deslumbrantes, com lustres de cristal e bronze, relógios, castiçais, estatuetas, além de porcelanas e telas dos renomados artistas já mencionados. 


Merecem destaque também algumas peças de mobiliário e o magnífico vitral que ilumina a escadaria nobre, uma das atrações desta «joia da arquitetura romântica», da autoria de Bernard Champigneulle.


Também uma réplica de "Gloria Victis", que celebra a força de ressurgimento dos franceses após a guerra de 1870-71 contra a Prússia, é uma celebração do fim das guerras na Europa durante o séc. XIX e um marco do início da Belle Époque, com o gesto audaz de celebrar os "vencidos".


O edifício guarda um conjunto inestimável de pinturas murais de António Ramalho Júnior (1859-1916), membro fundador do "Grupo do Leão", bolseiro de artes em Paris, e por várias vezes foi medalhado pela Sociedade Promotora de Belas Artes, pelo Grémio Artístico e nas célebres Exposições Industriais. Faleceu repentinamente na Figueira da Foz enquanto trabalhava na decoração do Palácio Sotto Mayor.

O prestigiado escritor Luís Cajão (1920-2008), natural da Figueira da Foz, faz alusão a essa trágica morte no seu romance "A Magia do Rosacórdio" (1991). Ambientado na cidade, o livro utiliza como pano de fundo a melancólica paisagem do rio, do cais e da antiga seca do bacalhau, sendo o proprietário do Palácio Sotto Mayor uma figura central na ficção da obra.








 









Comentários

Publicações anteriores

Palácio Sotto Mayor I

Crónicas de Cedas: A Jovialidade da Idade

1ª etapa Grande Rota do Ceira: Coimbra a Segade

Rota pelo Quilómetro Vertical I - KV I (subida de Alvoco da Serra à Torre)

Rota da Garganta de Loriga