Caminhos de Peregrinação - 0


Caminhos de Peregrinação



Uma tentativa de análise de percursos entre Coimbra e Fátima
Rota Carmelita - Vs - Caminhos de Fátima / Santiago

De um modo imparcial, vamos tentar analisar estes caminhos de peregrinação, percorrendo-os a partir de Coimbra para Fátima, a pé e de bicicleta, sem esquecer o regresso pelo Caminho de Santiago.

Assim:





Rota Carmelita





A Rota Carmelita liga o Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, onde viveu a irmã Lúcia, a Fátima. 

É num percurso de 111 quilómetros, em que os responsáveis afirmam que ser maioritariamente feito pela natureza e longe de estradas nacionais. Este itinerário temático inspira-se na vida e na obra da Irmã Lúcia, uma das três crianças videntes de Fátima.

Uma iniciativa conjunta com a Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, vários municípios e o Turismo de Portugal, é gerido, em parceria, pela ACF - Associação Caminhos de Fátima e está aprovado pelo Centro Nacional de Cultura.

O projeto, que contou com um investimento de 200 mil euros, passa pelos concelhos de Coimbra, Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiázere e Ourém.

Tem a pretensão de conjugar a espiritualidade com um convite à descoberta do património paisagístico, natural e cultural da região.







Caminhos de Fátima




O Caminho de Fátima, está sinalizado por voluntários da Associação dos Amigos dos Caminhos de Fátima, com setas azuis.

A ligação de Coimbra a Fátima, está inserida no designado Caminho do Norte (Santiago – Fátima), num percurso de 98 quilómetros.  

Esta Associação não tem finalidade lucrativa e tem por Missão a organização, realização e apoio a peregrinações, recuperação, sinalização, conservação, promoção e divulgação dos caminhos para o Santuário de Fátima e Santiago de Compostela, bem como a criação de infraestruturas de apoio aos peregrinos e promoção da sua segurança e bem-estar.



 Caminho de Santiago



O Caminho de Português de Santiago está certificado, passando a integrar a rota oficial para chegar ao santuário na Galiza, cuja certificação passa pela Comissão Executiva do Caminho de Santiago, um órgão que integra representantes da Direção Geral do Património Cultural e do Turismo de Portugal.

Actualmente integra a plataforma Caminhos da Fé, lançada pelo Governo em 2018, que também inclui a Rota Carmelita, a rota da herança judaica e os altares marianos. Salientam ainda que o facto de grande parte do caminho de Santiago ser coincidente com o caminho de Fátima, justifica que a sinalética e as ações de promoção sejam conjuntas. 

No entanto a referida plataforma ainda não tem informação sobre os Caminhos de Santiago.

Comentários

Publicações anteriores

Palácio Sotto Mayor I

Crónicas de Cedas: A Jovialidade da Idade

1ª etapa Grande Rota do Ceira: Coimbra a Segade

Rota pelo Quilómetro Vertical I - KV I (subida de Alvoco da Serra à Torre)

Rota da Garganta de Loriga